Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Diário de bordo - Grêmio 1 x 0 Atlético PR

Quarta feira, 02.10.13, novamente o Grêmio jogava em casa durante a semana. Algo já comum e que continuará por todo o mês de outubro pois somente em novembro o tricolor voltará a atuar na Arena em um final de semana. 

A partida teria início as 19:30, horário porco e muito complicado para o pessoal do interior. Mesmo assim, os gremistas de Encantado marcaram presença com o pequeno canário belga lotado. 

A saída foi por volta das 16:15. A viagem teve um clima de completa tranquilidade e harmonia, afinal, não estavam presentes membros das duas facções, sendo assim,  nada de duelos entre Seu Ernani, Valandro, Noi, Daroit e demais comandados. O medo de balas perdidas, ou algo do tipo, ao menos desta vez, não fazia parte da tripulação. No canário, somente pessoas neutras e imparciais, se bem que, na minha opinião, alguns dos que se dizem "isentos" na realidade vestem a camisa de alguma facção. 

Após uma viagem sem nenhuma tensão e regada a cerveja (wisk para alguns), chegamos ao estádio tricolor as 18:30 e, depois de mais uma cervejinha, adentramos no recinto da batalha.

O JOGO:

O Grêmio fez um primeiro tempo muito bom. Dominou o jogo, trabalhou a bola e criou oportunidades. Defensivamente não correu riscos, mesmo enfrentando o segundo melhor ataque do campeonato. Resultado: vitoria parcial por 1x0, com justiça, já que tivemos uma atuação muito consistente.

No segundo tempo, logo no início, quase sofremos o empate, Rodolpho salvou sobre a linha. O time não repetia o mesmo desempenho da primeira etapa, o Atlético pressionava nossa saída, rondava nossa área, mas oportunidades claras de gol, mais nenhuma. Após os 30 minutos, 3 expulsões. Poderíamos ter ampliado duas vezes com o Parazinho, no entanto, o resultado final foi mesmo o 1x0 com muitos torcedores reclamando do Renato, do esquema, das substituições, blá, blá, blá... mas enquanto isso, pode somar mais três pontos pro tricolor na tabela. 

SOBRE O RENATO:

A quantidade de críticas que nosso treinador vem sofrendo por parte da própria torcida do Grêmio é uma vergonha. Também não concordo com algumas coisas que ele faz, entre elas a demora nas substituições. Uma possível ida do Barcos pro banco, mesmo achando o Pirata um bom jogador, eu também não discordaria. Ou seja, Renato também me tira do sério as vezes. Nosso técnico comete falhas, óbvio, porém, a excessiva corneta de alguns gremistas, mesmo com os atuais resultados obtidos pelo Portaluppi, é absurda. Já li e ouvi coisas como: "Renato é só motivador", "Renato não entende nada de tática", "Renato está transformando o Grêmio em um time pequeno", etc. Aí já é demais né, menos, cara, menos, quem sabe tu espera o time estar mal na tabela pra ser tão amargo.  

Vocês já pensaram que nosso grupo (que não foi montado por ele) pode não ser tão bom assim no papel como pensávamos lá no início do ano e que estamos fazendo essa boa campanha justamente porque nosso técnico entende do assunto? Já pensaram que, por perceber que o elenco não é lá essas coisas, ele preferiu privilegiar a defesa, abdicando da qualidade de um Elano ou Zé Roberto, pois estes não conseguem acompanhar os demais companheiros, já que não "mordem", só cercam, e a contribuição ofensiva que dão não compensa a perda de poder de marcação que o time sofre com os dois em campoTodos discordamos de algumas escolhas do Portaluppi, porém, algumas pessoas exageram na corneta e acham que tudo está errado e eles é que tem as soluções, no entanto, a verdade é que estamos em segundo e o título está longe somente porque o Cruzeiro faz a melhor campanha da história dos pontos corridos.

Mas isso é apenas minha opinião e sei que não vai mudar nada, inclusive alguns dirão: "depois que estiver ruim não adianta reclamar". Pra esses só posso dizer: "Ok!! Vocês, que nunca chutaram uma bola e jamais entraram em um vestiário, devem estar certos e o Renato errado então. Quem sabe ele deixa o conhecimento e experiência de lado e segue o que os entendidos de boteco dizem. Caso tivesse feito isso antes, com certeza vocês garantem que hoje não seriamos vice, seriamos líderes".

Sempre lembrando que, muitos desses entendidos sabem tanto, mas tanto, que gritaram "fica Luxemburgo" (Luxemburgo, cara, LU-XEM-BUR-GO) com o Grêmio em terceiro no campeonato e querem bombardear o atual treinador com o time em segundo.

Koff seguiu essa galera e segurou o Pofexô, mesmo ele pedindo uma fortuna, até porque Luxa tinha o respaldo dos sabidões. O resultado não preciso dizer.

Mas agora, tenta encontrar alguém que ovacionou o Wanderley ou Vanderley ou Wanderlei ou Vanderlei pra ver a dificuldade em encontrar.

Feito o desabafo e voltando ao pequeno canário belga, iniciamos o retorno para casa felizes pela vitória e muito tranquilos, afinal, sabíamos que nenhuma batalha explodiria repentinamente durante o trajeto e não havia o risco de sentarmos, por engano, em um banco contendo uma mina endereçada à algum líder de facção.






Um comentário: